A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, recebeu em audiência nesta sexta-feira (4) o patriarca siríaco católico, Dom Ignatius Youssef III Younan. O tema central da reunião foi a guerra na Síria e o empenho do Brasil na conjugação de forças internacionais para apoio aos refugiados.
Na conversa, o patriarca expôs o quadro de calamidade imposto pela guerra na Síria, ressaltando a necessidade de cooperação internacional para apoio aos cidadãos que sofrem com as consequências do conflito. Lamentou a destruição, causada pela guerra, dos registros históricos, científicos, culturais e comerciais da sociedade síria, bem como a fragmentação da comunidade siríaca católica.
Também presente ao encontro, o encarregado de negócios da Embaixada da Síria no Brasil, Ghassan Nseir, informou que os refugiados precisam de apoio também para solucionar problemas cotidianos, tais como revalidação de documentos e diplomas universitários ou mesmo de documentos destruídos na guerra, além de condições para aluguel de moradia e acesso ao mercado de trabalho.
A ministra destacou que, na questão dos refugiados, toda ajuda é importante e deve ser prioritária, pois “a ideia de fraternidade está na base de nossa civilização”.
Com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais do STF