A solenidade de posse do ministro Dias Toffoli na Presidência do Supremo Tribunal Federal reuniu diversas autoridades dos Três Poderes, além de amigos e familiares. O presidente da República, Michel Temer, destacou a trajetória admirável do ministro, “não só por cultuar a aplicação rigorosa do Direito como também por ser alguém que se preocupa com a pacificação social, com a harmonia entre as pessoas e com a harmonia entre os Poderes da República”. Acompanhe a declaração de ministros do STF e outras autoridades convidadas para a cerimônia.
Gilmar Mendes, ministro do STF
“Nós todos estamos com boas expectativas em relação à gestão do ministro Toffoli. Foi bom gestor na AGU e no TSE e tem atuado bem na gestão do seu próprio gabinete. Portanto, será um bom gestor, certamente, do Supremo e do CNJ. Eu tenho ressaltado que, para o Judiciário, na parte administrativa, o CNJ talvez seja até mais importante do que o próprio STF. Ali se traçam as políticas públicas e certamente as qualidades de gestor do ministro Toffoli e também do ministro Fux vão se projetar e vão nos ajudar a superar todo esse quadro desafiador”.
Ricardo Lewandowski, ministro do STF
“Desejo muito sucesso aos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, que comandarão o STF pelo próximo biênio. Ambos têm uma vasta experiência profissional. O ministro Dias Toffoli vem de uma carreira muito bem-sucedida na advocacia, onde galgou praticamente todos os postos relevantes, até a Advocacia-Geral da União. E o ministro Luiz Fux é um juiz de carreira, percorreu também todos os estágios da magistratura, passando pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, pelo STJ e pelo TSE. E ademais é um grande acadêmico. Tenho certeza de que terão muito sucesso na tarefa importante que os aguarda”.
Luís Roberto Barroso, ministro do STF
O ministro Luís Roberto Barroso afirmou que tem a melhor expectativa com a gestão dos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux. “O ministro Dias Toffoli vem de experiências bem-sucedidas de gestão tanto na Advocacia-Geral da União quanto no Tribunal Superior Eleitoral e tem um gabinete muito bem administrado. O STF precisa de uma revolução no modo como trabalha e o ministro Dias Toffoli é a pessoa preparada para conduzi-la de forma harmoniosa e baseada em diálogo”, disse.
Alexandre de Moraes, ministro do STF
É uma enorme honra poder estar no Supremo Tribunal Federal na posse dos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux. Eu conheço o ministro Toffoli há mais de 30 anos, fomos colegas de Turma na faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo. Ele é uma pessoa competente, dedicada, inteligente e, mais do que tudo isso, um grande amigo e uma pessoa que agrega as demais, assim como o ministro Luiz Fux, magistrado de carreira que também serviu ao Ministério Público, e tem grande experiência. Tenho absoluta certeza de que os dois farão uma grande condução do Poder Judiciário nesses próximos dois anos, sob a direção do ministro Dias Toffoli.
João Otávio de Noronha, presidente do STJ
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, declarou que o ministro Dias Toffoli é um grande gestor, um homem íntegro e portador de grande inteligência jurídica. “O ministro Dias Toffoli é meu fraternal amigo, com quem trabalhei no TSE, quando ele era presidente e eu era corregedor. O Brasil, o Supremo Tribunal Federal e o jurisdicionado ganham muito”, salientou.
Rodrigo Maia (DEM/RJ), presidente da Câmara dos Deputados
“A presidente Cármen Lúcia teve uma ótima relação com o Legislativo, e tenho certeza de que o ministro Toffoli vai no mesmo caminho do diálogo e da capacidade de articulação. Certamente teremos um diálogo institucional muito respeitoso e transparente, onde Legislativo e Supremo continuem garantindo a nossa democracia e o bom funcionamento das instituições”.
Cláudio Lamachia, presidente da OAB
“O ministro Dias Toffoli assume a Presidência do Supremo Tribunal Federal em um momento delicadíssimo para o Brasil, mas tenho certeza e convicção de que, a partir de sua trajetória, saberá conduzir o Supremo Tribunal Federal com muita tranquilidade, com muita serenidade, porque, acima de tudo, o que o Brasil precisa é de suas instituições fortalecidas. A Ordem dos Advogados do Brasil deseja ao ministro Dias Toffoli uma excelente gestão à frente do STF”.
Rodrigo Rollemberg, governador do DF
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, destacou que o novo presidente do STF é uma pessoa experiente, que já deu várias demonstrações da sua capacidade e do seu espírito público. “É uma pessoa com muita capacidade de diálogo com os demais Poderes. Certamente, continuaremos tendo momentos muito bons do Supremo Tribunal Federal, que estará em muito boas mãos”, apontou.
Prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio Neto
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, elogiou o discurso de posse do ministro Dias Toffoli. “O seu discurso mostrou o ser humano que ele é e o homem público competente que encarna. Eu nem precisava do discurso, pois já o conheço há muitos anos, desde sua indicação para o Supremo Tribunal Federal. Daí em diante, estreitamos uma amizade. Tenho por ele muita admiração, carinho pessoal e respeito à forma como ele trata as pessoas, a família e a imprensa”, assinalou.
Edivandir Paiva, delegado presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal
“A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) deseja muito sucesso ao novo presidente do Supremo Tribunal Federal. Os delegados federais acreditam que o ministro Dias Toffoli irá trabalhar em defesa dos preceitos constitucionais, da harmonia entre os Poderes e pelo fortalecimento das instituições da República”.
Marcos Camargo, presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF)
“Em nome da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais parabenizamos o ministro Dias Toffoli pela assunção à Presidência do Supremo Tribunal Federal. O ministro tem demonstrado grande capacidade de diálogo junto aos demais Poderes e postura à altura dos desafios enfrentados pelo sistema de Justiça. Temos a confiança de que o Poder Judiciário sob presidência do ministro Dias Toffoli continuará a exercer com brilhantismo o seu dever de defender a legalidade e a igualdade, essenciais ao sistema democrático de direito”.
Veja a matéria original no Portal do Supremo Tribunal Federal