O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, visitou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na manhã deste sábado (6), véspera das eleições. Ao lado da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, o ministro assistiu à Cerimônia de Verificação das Assinaturas dos Sistemas Eleitorais das Eleições de 2018, aberta ao público.
A finalidade do evento é verificar se os programas (softwares) instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral no país e no exterior são idênticos aos assinados na Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais, realizada no dia 6 de setembro.
Ao final da cerimônia, o presidente do STF afirmou que o evento garante que todos os softwares utilizados nos centros de totalização dos TREs são aqueles desenvolvidos pelo TSE. Toffoli salientou que “é extremamente relevante” o fato de que a verificação pública ocorreu com a participação de representantes de partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Polícia Federal, o que reforça a veracidade das aferições feitas.
Também participaram da solenidade a procuradora-geral eleitoral (PGE), Raquel Dodge, ministros do TSE, o secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Janino, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de partidos políticos. A cerimônia ocorreu no Espaço Multiuso, no edifício-sede do TSE, em Brasília.
RR/EH
Veja a matéria original no Portal do Supremo Tribunal Federal