Revista Justiça
No quadro Direito Civil, a advogada especialista em Direito de Família e Sucessão Ivone Zegger fala sobre o artigo de sua autoria “Até que ponto você determina”, que aborda o direito de cidadão decidir se, diante de doença terminal e irreversível, quer uma morte natural ou a adoção de medidas extremas, como a eutanásia. Nesta segunda-feira, o programa fala sobre a Lei Lucas, que entrou em vigor em abril e que obriga todos os estabelecimentos de educação e de recreação do país, tanto públicos quanto privados, a terem funcionários capacitados em primeiros socorros. O Revista Justiça conversa com a idealizadora da lei, a advogada Alessandra Begalli, mãe do Lucas, uma criança que morreu engasgada durante um passeio escolar. Já no quadro Dicas do Autor, o assunto será a obra “Manual de Direito Urbanístico”, lançamento da Editora Revista dos Tribunais e escrito pelo advogado doutorando em Direito Econômico Leandro Teodoro Andrade. O quadro OAB no Ar conta com a participação do advogado criminalista Guilherme de Morais Faleiro, membro da comissão de Ciências Criminais da OAB/DF. O Revista Justiça trata do Dia da Matemática e conta com a participação da professora especialista em metodologias do ensino da matemática Sabrina Crisóstomo Rocha. Ela irá enfatizar a importância da escola utilizar metodologias que estimulam o estudante a aplicar o conteúdo no cotidiano. Em seguida, a conversa será com a advogada especialista em Mediação e Conciliação de Conflitos e Proteção Patrimonial Legal Luciana Gouveia, que vai explicar como a doação é uma das formas de proteger o patrimônio. No quadro Por Dentro do STF, o ministro Marco Aurélio Mello vai comentar a pauta de julgamentos desta semana na Suprema Corte e outros assuntos. Sobre o Exame de Ordem, o ouvinte vai conferir como foi a segunda fase da OAB, na perspectiva do professor de Direito Empresarial Renato Borelli. O quadro Sustentabilidade falará da destinação correta para resíduos. Só 3% dos resíduos produzidos no país são reciclados. Isso sobrecarrega lixões e aterros, e joga fora R$ 10 bilhões por ano em materiais que poderiam ganhar outra função. Para tratar do assunto, o programa recebe o advogado especialista em Direito Ambiental Fabrício Soler. Segunda-feira, às 08h
Giro pelo Mundo
O programa Giro pelo Mundo repercute o “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”. Vai falar ainda sobre a situação de Moçambique, que recebeu menos de 10% da ajuda necessária para combater doenças após ciclone. Outro assunto é a Coreia do Norte e a redução de ração para população que já está em insegurança alimentar. Nesta segunda-feira é dia de Latinitudes! Participa do programa a colunista especialista em Direito Constitucional e em Direitos Humanos Olivia Ricarte, que é membro imortal da academia latino-americana de ciências humanas, comentando os principais destaques dos países latino americanos e os direitos humanos. Segunda-feira, às 11h00.
Defenda seus Direitos
O Defenda Seus Direitos desta segunda-feira fala sobre Direito do Consumidor. Na coluna Dicas para o Consumidor desta edição, a advogada Taízi Fonteles fala sobre a responsabilidade dos planos de saúde por danos causados aos consumidores pelos profissionais credenciados. No quadro Direito e Consumo, o advogado Vitor Guglinski, especialista em Direito do Consumidor e integrante do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, o Brasilcon, fala sobre consumidor por equiparação. O advogado Marcos Assunção orienta os consumidores sobre os cuidados que eles devem ter ao comprar o presente de Dia das Mães. Segunda-feira, às 13h00.
Justiça na Tarde
Nesta segunda-feira (6), o Justiça na Tarde destaca os recentes acordos homologados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais concedendo as primeiras indenizações individuais em favor de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho. O programa também vai abordar a decisão do governo federal de cortar a verba de universidades federais. Ações contra a medida já foram ajuizadas inclusive no Supremo Tribunal Federal. No quadro de prestação de serviço, o Justiça na Tarde dá início à temporada de tira dúvidas da população sobre os direitos do consumidor. Nesta edição, será a vez de conversar a respeito das viagens aéreas. O ouvinte pode fazer a pergunta pelo whatsapp: (61) 9 9975-8140. Segunda-feira, às 14h10.
Radionovela Justiça em Cena – “A Segunda Chance”
Lourenço deu um golpe no Haroldo e no Bernardo, mas foi preso e cumpriu a pena. Agora ele quer uma nova chance para se reerguer e pediu para os amigos dinheiro para uma nova empreitada. Haroldo acha que o amigo pode ter mudado, mas Bernardo acredita que uma vez ladrão, sempre ladrão. Quem é que terá razão nessa história? Radionovela em diversos horários na programação e versão compacta aos sábados e domingos, às 20h30.
Rádio Justiça
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 FM no Distrito Federal e pode ser ouvida pelo site www.radiojustica.jus.br. Acompanhe a programação e siga a Rádio Justiça pelo Twitter no endereço http://twitter.com/radiojustica. Participe dos programas! Envie dúvidas e sugestões sobre temas ligados ao Direito para o whatsapp: (61) 9 9975-8140.
Fonte: Rádio Justiça
Veja a matéria original no Portal do Supremo Tribunal Federal